L.E.R – Para quem trabalha com computadores, o L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) são os maiores prejudicados as mãos, antebraços e ombros. Em maioria causada por uma má postura e uso inadequado de móveis.
STRESS – O uso contínuo do computador sem pausas para descanso, junto ao ritmo acelerado de uma forma de trabalho “multitarefa” são uma das causas de stress no trabalho. É aconselhável levantar-se de tempos em tempos e esticar o corpo, fazer alguns exercícios, distrair-se, beber uma água, etc.
VARIZES E PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS – Muito tempo sentado (ou de pé) faz com que o sangue tenha mais trabalho para percorrer o caminho normal dentro do corpo, além de concentrá-lo nas pernas por muito tempo. Isso pode trazer desde simples varizes ou casos mais graves.
PROBLEMAS DE VISÃO – Quantas pessoas você conhece que trabalham com computador e não usam óculos? Os monitores são piores que a televisão por dois motivos: sua resolução é maior fazendo com que os olhos percebam mais claramente a taxa de atualização da tela e, além disso, estamos muito próximos a ele, ficando mais expostos.
O EREMITA – Não é bem uma doença, mas um mal que atinge principalmente os workaholics e adolescentes. Passar muito tempo com o computador fazê-lo o centro de sua vida é uma atitude que pode parecer muito prática – quem quer pegar fila para pagar aquela conta? – mas em muitos momentos pode sinalizar uma tendência ao isolamento. O convívio social é importante tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Um happy hour com os amigos, um cinema com o namorado (a) (se você ainda tem um (a)), passear no parque são atitudes saudáveis e que não vão tirá-lo de suas obrigações. Dê um tempo, pare de trabalhar nesses períodos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário