quarta-feira, 20 de junho de 2012

Muito Lindoooo!!!! =>

tablet-google

Perguntas do Trabalho de Informática - TEXTO FINAL - COMOS AS TECNOLOGIAS INFLUENCIAM NO MUNDO?


Texto final

AMANDA ELLEN – 02 – 9E

PERGUNTA: Como as tecnologias influenciam no mundo?
BLOG: tecnologiabllog.blogspot.com


1.    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.

 Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio).   
3400 (a.c)

 
Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio).
3400 (a.c)
 Início da construção de pirâmides no Egito
2700 (a.c)
Surgimento das primeiras cidades na China
2500 (a.c)
Início do uso de metal e cobre no Peru
1500 (a.c)
 Invenção da catapulta como arma de guerra
284
(a.c)
Começa a construção da Grande Muralha da China
210 (a.c)
 Provável data da invenção, na China, do papel
75

 Data aproximada em que os chineses inventaram a pólvora
700
Criação de um observatório em Bagdá
833
Pedra passa a ser usada no lugar de madeira em construções na Europa ocidental
925
Relógio mecânico movido à água é inventado na China
1090
Princípios da arquitetura gótica
1138




2.    Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.

A televisão (1923). Esta caixa mágica mudou o mundo e até de uma forma mais subtil: segundo o psicólogo norte-americano David Fluss, a televisão mudou os hábitos de acasalamento da espécie humana ao impor padrões de beleza visual, um fato que poderá ter consequências genéticas. O avião a jacto (1928), porque nos permitiu realizar o sonho de Ícaro (mitologia), e a nave espacial (1957). O computador (1941) e a calculadora portátil (1967), porque, ao fazerem os cálculos por nós, nos permitem antecipar rapidamente o futuro. Associam-se os dois porque a calculadora permitiu que o cálculo chegasse à nossa mão. A Internet (1983), porque o mundo que já era pequeno passou a ser ainda menor, passamos todos a ser vizinhos próximos na aldeia global. Com a rede das redes, mudaram as relações sociais e a humanidade tornou-se mais unida.



3.    Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.

Telefone celular: O smartphone que temos para receber e efetuar ligações, acessar a internet e rodar aplicativos pesados surgiu por causa da ficção. Mais especificamente por causa de Jornada nas Estrelas, uma das séries de maior sucesso quando se trata de aventuras espaciais. Martin Cooper, inventor da telefonia móvel, afirmou que se baseou no aparelho de mentira usado pelo Capitão Kirk para se comunicar com seus subordinados. O primeiro modelo surgiu em 1973, menos de uma década depois da estreia do seriado, em 1966.
WWW: A World Wide Web, principal meio de integração da internet como conhecemos hoje, surgiu no início da década de 1990. Mas o conceito era um pensamento antigo: em 1964, Arthur C. Clarcke escreveu o conto “Dial F For Frankenstein”, no qual os computadores estavam integrados em uma rede e estavam começando a pensar e agir com autonomia. Tim Bernerns-Lee, que desenvolveu a rede WWW, já afirmou que se baseou na história para elaborar sua criação, incluindo a transformação da sociedade.
Home Theaters: Em “Fahrenheit 451”, Ray Bradbury. No livro, há um equipamento que envolve telas enormes acopladas em paredes, acompanhadas por um sistema de som que ocupa um ou um mais lados da casa – praticamente o que existe hoje em qualquer modelo comum.
BRENDA

1. 873: James Clerk Maxwell publicou sua teoria sobre as ondas eletromagnéticas.
1874: Nascimento do criador Guglielmo Marconi em Bolonha, Itália.
1983: Roberto Landell, gaúcho, testa a primeira transmissão.
1988: Físico alemão Heinrich Hertz gera eletricamente as ondas eletromagnéticas.
1895: Marconi faz suas primeiras experiências com aparelhos rudimentares.
1922: Implantação no Brasil.
O PRIMEIRO RÁDIO NO JORNAL
Por que é considerado uma inovação?:
O rádio pode ser considerado uma inovação tecnológica para o período de 1900 a 1950, pois revolucionou o modo de se divulgar notícias na época, uma vez que a velocidade alcançada por este jamais fora sonhada pela população daquele tempo.
Inicialmente as notícias eram retiradas dos jornais impressos, lidas e comentadas. Mais tarde passaram a vir de fonte própria e este incorporou um aspecto mais popular com novas “atrações” como programas de humor, novelas e músicas (assim destaca-se Carmem Miranda).
Por ser um veículo de comunicação de massa popular foi muito utilizado no período da Segunda Guerra Mundial, pois eram necessárias informações imediatas sem precisar de grandes detalhes. Esta característica continua mesmo após a guerra.
2. Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.
Um período onde as tecnologias influenciaram na história (entre os séculos XIX e XX) foram nas guerras onde as tecnologias armamentistas cresceram muito como as do século XIX (os canhões, as espingardas, os rifles, fuzis, granadas, etc..
3. Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.
 Duas invenções que surgiram primeiro em filmes foram: A Porta Automática: (Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells. Realizada em: 1954.) No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas as portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta.
iPad: (Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas. Realizado em: 2010, pela Apple). A antiga aparição dos tablets é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem.

LARISSA

3.    Viagem à Lua
Imaginada em: 1865, no livro De La Terre à la Lune, de Júlio Verne.
Realizada em: 1968, astronautas orbitam a Lua; 1969, astronautas na Lua.

Na história bolada por Verne, 3 sujeitos se lançam à Lua em uma espaçonave disparada por um canhão de 275 metros. Quase 100 anos antes de Yuri Gagarin se tornar o primeiro homem a sair da Terra, Verne se aproximou da realidade. O francês também acertou o número de tripulantes, previu a falta de peso no espaço, as dimensões da cabine e a base de lançamento - Flórida, pela proximidade do Equador, onde a Terra gira mais rápido. Finalmente, propôs que, na volta, a nave pousasse na água. Mas errou feio na maneira de pôr a nave em órbita, certo? Nem tanto: cientistas querem criar um canhão semelhante ao do livro para lançar cargas rumo à Estação Espacial Internacional.

Porta automática
Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells.
Realizada em: 1954.

No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas, uma estreia na literatura: portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta. No mundo real, elas surgiram muito antes, na ventosa cidade de Corpus Christi, no Texas, onde portas viviam batendo e quebrando. Para sanar esse problema, um dupla de vidraceiros locais inventou um sistema de portas acionadas por um sistema sob tapetes. Patenteadas em 1954, chegaram ao mercado em 1960.

Robôs
Imaginados em: 1921, na peça Robôs Universais de Rossum, de Karel Capek.
Realizados em: 1961, linhas de produção da GM.

A peça checa é célebre por criar o termo "robô" (de robota, "trabalho forçado" em checo) para nomear homens-máquina. Já a "robótica" veio em 1941, com Isaac Asimov, que foi fundo no assunto, criando leis e prevendo conflitos éticos da convivência entre a inteligência natural e a artificial. Essas máquinas feitas à semelhança do ser humano, androides, ainda não existem. Mas, de maneira geral, considera-se que o Unimate, uma máquina criada em 1961 e utilizada na GM para lidar com placas quentes de metal, tenha sido o primeiro robô como os imaginamos hoje.

Bomba atômica
Imaginada em: 1895, no livro The Crack of Doom, de Robert Cromie.
Realizada em: 1945, primeira explosão em teste nos EUA.

Apenas dois anos depois da descoberta do elétron, o autor irlandês imaginou uma bomba capaz de libertar a energia que mantém unidos os átomos de uma molécula e que "levantaria 100 mil toneladas a quase 2 milhas de altura". A ideia de uma arma superpotente é tão clichê quanto um vilão de Austin Powers, mas o método descrito por Cromie era bastante lógico e curiosamente parecido com as bombas que seriam criadas 50 anos depois, que libertam a energia contida dentro dos próprios átomos. No entanto, a busca por uma bomba atômica foi uma evolução natural diante do avanço científico da época, especialmente diante da realidade da 2ª Guerra Mundial. Se o Projeto Manhattan envolveu cientistas responsáveis pela descoberta da física quântica, Cromie falava ainda na "energia etérea" presa nos elementos da Terra.

Satélite
Imaginado em: 1945, no artigo Extra-Terrestrial Relays, de Arthur C. Clarke.
Realizado em: 1963.

Em um artigo publicado pela revista Wireless World, em outubro de 1945, Arthur C. Clarke descreveu um conceito onde 3 estações espaciais realizariam uma órbita geoestacionária (onde um objeto parece parado no céu, em relação à Terra). Assim, seria possível enviar sinais de rádio, telefone ou televisão, por exemplo, de qualquer lugar do mundo para outro. Isso só foi possível 6 anos depois do Sputnik, quando o Symcom 2 foi lançado pela Nasa para ser usado em telefonia de longa distância. Hoje, mais de 300 satélites geoestacionários orbitam a Terra - eles ficam a 36 mil km de altura, enquanto os outros geralmente estão a algumas centenas de quilômetros. O autor de 2001 - Uma Odisseia no Espaço acabou sendo reconhecido: hoje, a órbita geoestacionária é também conhecida por órbita Clarke, bem como a pequena faixa de espaço sobre o Equador onde é possível manter tal órbita é chamada de cinturão Clarke.

Urna eletrônica
Imaginada em: 1975, no livro The Shockwave Rider, de John Brunner.
Realizada em: 1996, Brasil e EUA.

Na realidade imaginada por Brunner, as informações de todos os cidadãos estão em uma rede governamental manipulada pelos poderosos. Eis que um hacker cria um programa que disponibiliza todas as informações secretas do governo para quem quiser acessá-las. O último ato do programa é criar um plebiscito nacional, com votos através dos telefones, em que a população deve decidir se o sistema será mantido - o final a gente não conta. O curioso é que a votação é criada por um hacker, enquanto na vida real eles são justamente os caras mais temidos desde que as máquinas de votação direta surgiram na década de 1990.

Home Theater
Imaginado em: 1953, no livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Realizado em: anos 90.

Em sua obra mais popular, Bradbury imagina os EUA dos anos 90 como uma sociedade hedonista e anti-intelectual, onde os livros estão proibidos e são queimados se descobertos por bombeiros. Nesse mundo, todo trabalhador sonha em comprar sua "televisão de parede", uma sala com projeções 3D e um sistema de som multicanal, onde as pessoas se sentem imersas na transmissão de espetáculos musicais ou competições que testam seu conhecimento sobre cultura popular, e onde os atores de suas séries preferidas são chamados de família. Hoje, essa descrição parece apenas um pequeno exagero - inclusive, alguns diriam, no que trata da qualidade da programação e da relação das pessoas com personagens fictícios. Porém, quando Fahrenheit foi lançado, em 1953, a televisão colorida havia sido lançada nos EUA fazia apenas 3 anos e ainda era extremamente cara. Tecnologias como o laserdisc e sistemas de som multicanal, que iriam tornar possível os home theaters, só surgiram na década de 1980.

iPad
Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas.
Realizado em: 2010, pela Apple.

Os tablets podem ser vistos em vários filmes e séries de ficção científica, geralmente na mão de engenheiros ou cientistas. A antiga aparição dessa engenhoca é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem. Protótipos de tablets existem desde a década de 1990, mas o mundo certamente vai relacionar seu surgimento com o lançamento do iPad, da Apple, em fevereiro deste ano.

Internet
Imaginada em: 1984, no livro Neuromancer, de William Gibson.
Realizada em: anos 90

O "ciberespaço" descrito em Neuromancer lembra mais o mundo do filme Matrix - as pessoas se conectam fisicamente à rede de computadores, numa imersão completa - ser pego hackeando bancos de dados do governo e de empresas pode resultar em dor ou mesmo morte. Mas a visão de uma rede mundial de computadores e bancos de dados conectados entre si, à disposição de qualquer pessoa, era absolutamente inovadora em uma época onde computadores pessoais ainda eram um luxo. Ainda que o livro de Gibson não estivesse na cabeça de Tim-Berners Lee em 1989, quando este propôs a criação do serviço de hipertextos que viria a se tornar a web, a importância da obra na maneira como ela se desenvolveu é unânime. Quando a web começou a surgir, no início da década de 1990, as interações e oportunidades possibilitadas pelo "ciberespaço" de Gibson passaram a ser não só uma incrível previsão mas um objetivo a ser alcançado, servindo como plano de desenvolvimento para a tecnologia.

Colchão D`água
Imaginado em: 1961, no livro Stranger in a Strange Land, de Robert Heinlein.
Realizado em: 1968.

Em 1968, quando o estudante de design Charles Hall tentou patentear um colchão preenchido com água - já havia tentado versões com maisena e gelatina -, enfrentou problemas. Motivo: a tal "cama d’água" já havia sido descrita em um livro de Robert Heinlein, em que um garoto nascido e criado em Marte usa uma "cama hidráulica" para se adaptar à pressão atmosférica e à gravidade terrestres. O inventor teve a patente negada por causa da ficção.

Fonte:  http://super.abril.com.br/tecnologia/10-invencoes-ficcao-cientifica-inventou-552515.shtml

LETICIA

4.    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.  
Denomina-se Idade dos Metais o período que seguiu à Idade da Pedra, marcado pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metal.
O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil.
Este período do Neolítico começa antes do Quinto milênio a.C. e acabaria em cada lugar com a entrada na História, para boa parte da Europa no Primeiro milênio a.C. É parte da Pré-História na Europa, bem como na maior parte do mundo, exceto na Mesopotâmia, que coincide com o desenvolvimento da escrita e portanto com a História.[2] Quando existem testemunhos escritos indiretos é considerada também Proto-história. De qualquer forma, não existe uma ruptura (exceto arbitrária) no desenvolvimento desta tecnologia metalúrgica entre a Pré-História, a Proto-história e a História.
Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas civilizações da história da humanidade.

2.Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.

Na Idade Moderna ocorreram grande transformações no pensamento dos indivíduos que começaram a questionar sua posição na sociedade em que viviam “penso, logo existo”. Renascimento, Iluminismo, Revolução Francesa, Revolução Industrial, enfim, vários movimentos cujas filosofias eram seguidas por outras pessoas ao ponto de transformarem sociedades, quebrando velhos paradigmas. Só foi possível ocorrer essas revoluções ideológicas por conta das pessoas, ao se juntarem, formarem uma “rede social”.
A busca pela evolução da comunicação, pela propagação de informação, pela necessidade de se relacionar com o próximo, como vimos até aqui, levou o indivíduo a sempre buscar inovações tecnologias que tornassem possíveis esses anseios. Tanto que no século XVIII foi inventado o telégrafo, possibilitando o envio de mensagens a distância de forma mais rápida e, logo sem seguida no século XIX a invenção do telefone, coisa assustadora para a época: ouvir a voz de uma pessoa que “vinha por um fio”.
E é na primeira metade do século XX que temos o boom da propagação da informação, com a invenção do rádio e da TV, meios de comunicação que atingiam massas e, como inicialmente era um produto acessível para poucos, ouvir o rádio e assistir a TV se tornou um momento de reunião entre as famílias e os amigos.
Finalmente, para a alegria de todos nós que adoramos estar conectados, nos anos 60 é criada a Internet. Os EUA temendo que suas informações confidenciais fossem interceptadas pelos inimigos soviéticos, criaram uma forma de envio de mensagens que mais tarde seria o e-mail. Quem diria que a rede mundial de computadores, algo tão importante, foi criada por conta da Guerra Fria entre os Estados Unidos e União Soviética.
O Brasil só tem acesso a essa tecnologia em 1988 e era restrita para ligar universidades do Brasil a instituições nos EUA. Até então, a troca de dados e informação era possível através da BBS (coisa que eu me lembro bem). Durante anos somente a comunidade acadêmica tinha acesso a internet, o usuário comercial (a população em geral) não, vindo a se popularizar somente em 1995, quando o governo resolveu liberar a conectividade a provedores de acesso comerciais.
E é aí que houve o boom, pois a partir de 1997 iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira com a popularização da comunicação entre as pessoas do mundo todo. Surgiram os Chats, o ICQ (o pioneiro na comunicação instantânea entre nós – meu ID 36940354), My Space, Messenger, Orkut, Facebook, Twitter, Google +, enfim, ferramentas com nomes e usabilidades muitas vezes distintas, mas o mesmo propósito: oferecer comunicação e interação entre as pessoas.



3.Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.

Várias invenções são inspiradas em criações antigas, sendo simples atualizações de modelos ultrapassados. Mas outras partiram direto da ficção científica: histórias que falavam de um futuro distante, com dispositivos que foram considerados malucos na época, mas que inspiraram inventores e se tornaram realidade hoje em dia.
E esses são avanços importantes, desde a formação da internet até o celular. O Dvice e o Reflexstock fizeram listas cheias dessas referências. Confira alguns dos itens:
Telefone celular
 Kirk e seu aparelho, que inspirou os celulares flip. (Fonte da imagem: Reprodução/Paramount)
É isso mesmo: o smartphone que você tem aí no bolso para receber e efetuar ligações, acessar a internet e rodar aplicativos pesados surgiu por causa da ficção. Mais especificamente por causa de Jornada nas Estrelas, uma das séries de maior sucesso quando se trata de aventuras espaciais.
Martin Cooper, inventor da telefonia móvel, afirmou que se baseou no aparelho de mentira usado pelo Capitão Kirk para se comunicar com seus subordinados. O primeiro modelo surgiu em 1973, menos de uma década depois da estreia do seriado, em 1966.
Submarino
O livro “20 Mil Léguas Submarinas”, de Julio Verne, não foi exatamente a causa da invenção do submarino, já que alguns modelos já existiam em 1870, mas eram considerados perigosos e impossíveis de serem utilizados para trafegar.
O que o exemplo ficcional fez foi revolucionar o design do veículo e até instituir algumas tecnologias que são usadas nos atuais, como o uso de energia elétrica. Crente de que Verne havia acertado em suas previsões, um empresário britânico patenteou uma série de melhorias nos submarinos e fabricou seus próprios modelos.
Taser
Arma bastante usada por policiais para imobilizar suspeitos, o taser é a sigla para “Thomas A. Swifts Electric Rifle”. Esse é o nome de um livro lançado em 1910 que mostra as aventuras de um garoto que inventa uma arma que dispara bolas de eletricidade.
  (Fonte da imagem: Reprodução/YDR)
A obra é a favorita do pesquisador da NASA Jack Cover, que trouxe a arma ficcional para a realidade, apesar de ter modificado um pouco seu funcionamento. O taser nasceu em 1974.
WWW
A World Wide Web, principal meio de integração da internet como conhecemos hoje, surgiu no início da década de 1990. Mas o conceito era um pensamento antigo: em 1964, Arthur C. Clarcke escreveu o conto “Dial F For Frankenstein”, no qual os computadores estavam integrados em uma rede e estavam começando a pensar e agir com autonomia.
Tim Bernerns-Lee, que desenvolveu a rede WWW, já afirmou que se baseou na história para elaborar sua criação, incluindo a transformação da sociedade – menos a parte de autonomia dos computadores, claro.
Waldo
  (Fonte da imagem: Reprodução/Vintage Computer)
Quando cientistas aparecem lidando com objetos radioativos, normalmente eles usam mãos mecânicas acopladas em luvas, permitindo um controle preciso dos elementos nucleares. Esse sistema, chamado de “Waldo”, nasceu inteiramente de uma obra ficcional.
Um conto de mesmo nome foi escrito por Robert A. Heinlein em 1942. Nele, um cientista chamado Waldo usava um aparelho idêntico para superar a fraqueza de seus músculos e poder realizar tarefas cotidianas normalmente, como se alimentar.
Satélite geoestacionário
  O Syncom. (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)
Os satélites que permanecem fixos sobre a Terra, bastante utilizados em comunicação, navegação e observação, foram previstos por Edward Everett Hale e Arthur C. Clarke. Enquanto o primeiro apenas citou um invento similar em um de seus contos, em 1945 Clarke escreveu um artigo científico sobre como uma ideia assim seria vantajosa e possível.
O texto foi considerado ficcional e não foi levado a sério – mas o Syncom, primeiro de centenas de modelos geoestacionários, chegou à órbita terrestre em 1962.
Foguetes
Pai da ciência moderna de foguetes, Robert H. Goddard foi inspirado por “Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, um dos grandes clássicos da ficção científica. A obra teria ampliado sua imaginação em se tratando de viagens interplanetárias.
A criação de dispositivos que voavam usando combustíveis líquidos foi considerada ridícula quando o primeiro modelo foi lançado com sucesso pelo pesquisador, em 1926 – hoje um dos mais importantes da ciência.
Robôs
É praticamente impossível citar a quantidade de obras antigas que inspiraram a criação dos androides que acompanhamos em notícias atuais, mas alguns autores merecem destaque pela visão de futuro. A peça de teatro “R.U.R.” (Rossum’s Universal Robots), de 1921, mostra um cientista que deseja criar humanoides obedientes destinados a tarefas físicas.
  (Fonte da imagem: Divulgação/UFA)
Já o filme “Metropolis”, de 1927, mostra de forma ainda mais visual como seria um robô controlado por um programador. Isaac Asimov, que tem toda uma obra destinada à robótica, também inspirou alguns avanços na área.
Home Theaters
Em “Fahrenheit 451”, Ray Bradbury não prevê muitas tecnologias ou situações envolvendo a sociedade atual – afinal, não estamos queimando livros por aí atualmente. Mas em uma coisa ele acertou em cheio: os home theaters.
No livro, há um equipamento que envolve telas enormes acopladas em paredes, acompanhadas por um sistema de som que ocupa um ou um mais lados da casa – praticamente o que existe hoje em qualquer modelo comum.
VICTOR

1.    O ser humano é muito influenciado pela tecnologia e está consumindo-a cada vez mais usando-a até para se comunicar




Perguntas do Trabalho de Informática - Amanda Ellen

9ºE

AMANDA ELLEN – 02 – 9E

PERGUNTA: Como as tecnologias influenciam no mundo?
BLOG: tecnologiabllog.blogspot.com




  1. Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.

Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio).
3400 (a.c)
 Início da construção de pirâmides no Egito
2700 (a.c)
Surgimento das primeiras cidades na China
2500 (a.c)
Início do uso de metal e cobre no Peru
1500 (a.c)
 Invenção da catapulta como arma de guerra
284
(a.c)
Começa a construção da Grande Muralha da China
210 (a.c)
 Provável data da invenção, na China, do papel
75

 Data aproximada em que os chineses inventaram a pólvora
700
Criação de um observatório em Bagdá
833
Pedra passa a ser usada no lugar de madeira em construções na Europa ocidental
925
Relógio mecânico movido à água é inventado na China
1090
Princípios da arquitetura gótica
1138


  1. Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.

A televisão (1923). Esta caixa mágica mudou o mundo e até de uma forma mais subtil: segundo o psicólogo norte-americano David Fluss, a televisão mudou os hábitos de acasalamento da espécie humana ao impor padrões de beleza visual, um fato que poderá ter consequências genéticas. O avião a jacto (1928), porque nos permitiu realizar o sonho de Ícaro (mitologia), e a nave espacial (1957). O computador (1941) e a calculadora portátil (1967), porque, ao fazerem os cálculos por nós, nos permitem antecipar rapidamente o futuro. Associam-se os dois porque a calculadora permitiu que o cálculo chegasse à nossa mão. A Internet (1983), porque o mundo que já era pequeno passou a ser ainda menor, passamos todos a ser vizinhos próximos na aldeia global. Com a rede das redes, mudaram as relações sociais e a humanidade tornou-se mais unida.



  1. Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.

Telefone celular: O smartphone que temos para receber e efetuar ligações, acessar a internet e rodar aplicativos pesados surgiu por causa da ficção. Mais especificamente por causa de Jornada nas Estrelas, uma das séries de maior sucesso quando se trata de aventuras espaciais. Martin Cooper, inventor da telefonia móvel, afirmou que se baseou no aparelho de mentira usado pelo Capitão Kirk para se comunicar com seus subordinados. O primeiro modelo surgiu em 1973, menos de uma década depois da estreia do seriado, em 1966.
WWW: A World Wide Web, principal meio de integração da internet como conhecemos hoje, surgiu no início da década de 1990. Mas o conceito era um pensamento antigo: em 1964, Arthur C. Clarcke escreveu o conto “Dial F For Frankenstein”, no qual os computadores estavam integrados em uma rede e estavam começando a pensar e agir com autonomia. Tim Bernerns-Lee, que desenvolveu a rede WWW, já afirmou que se baseou na história para elaborar sua criação, incluindo a transformação da sociedade.
Home Theaters: Em “Fahrenheit 451”, Ray Bradbury. No livro, há um equipamento que envolve telas enormes acopladas em paredes, acompanhadas por um sistema de som que ocupa um ou um mais lados da casa – praticamente o que existe hoje em qualquer modelo comum.



Perguntas do Trabalho de Informática - Victor Cappi

 9ºE

VICTOR CAPPI - 25 

 1.    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.                                                                                              
2.    Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.
3.    Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.




Respostas:

1.    O ser humano é muito influenciado pela tecnologia e está consumindo-a cada vez mais usando-a até para se comunicar, com redes sociais de computadores, celulares, etc...

2.     


3.   
Porta automática
Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells.
Realizada em: 1954.

No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas, uma estreia na literatura: portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta. No mundo real, elas surgiram muito antes, na ventosa cidade de Corpus Christi, no Texas, onde portas viviam batendo e quebrando. Para sanar esse problema, um dupla de vidraceiros locais inventou um sistema de portas acionadas por um sistema sob tapetes. Patenteadas em 1954, chegaram ao mercado em 1960.
iPad: (Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas. Realizado em: 2010, pela Apple). A antiga aparição dos tablets é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem.


Perguntas do Trabalho de Informática - Larissa Camila


9ºE

LARISSA - 14

1.    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.
2.    Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.
3.    Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.

Respostas:

1.

2. 

3.    Viagem à Lua
Imaginada em: 1865, no livro De La Terre à la Lune, de Júlio Verne.
Realizada em: 1968, astronautas orbitam a Lua; 1969, astronautas na Lua.

Na história bolada por Verne, 3 sujeitos se lançam à Lua em uma espaçonave disparada por um canhão de 275 metros. Quase 100 anos antes de Yuri Gagarin se tornar o primeiro homem a sair da Terra, Verne se aproximou da realidade. O francês também acertou o número de tripulantes, previu a falta de peso no espaço, as dimensões da cabine e a base de lançamento - Flórida, pela proximidade do Equador, onde a Terra gira mais rápido. Finalmente, propôs que, na volta, a nave pousasse na água. Mas errou feio na maneira de pôr a nave em órbita, certo? Nem tanto: cientistas querem criar um canhão semelhante ao do livro para lançar cargas rumo à Estação Espacial Internacional.

Porta automática
Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells.
Realizada em: 1954.

No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas, uma estreia na literatura: portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta. No mundo real, elas surgiram muito antes, na ventosa cidade de Corpus Christi, no Texas, onde portas viviam batendo e quebrando. Para sanar esse problema, um dupla de vidraceiros locais inventou um sistema de portas acionadas por um sistema sob tapetes. Patenteadas em 1954, chegaram ao mercado em 1960.

Robôs
Imaginados em: 1921, na peça Robôs Universais de Rossum, de Karel Capek.
Realizados em: 1961, linhas de produção da GM.

A peça checa é célebre por criar o termo "robô" (de robota, "trabalho forçado" em checo) para nomear homens-máquina. Já a "robótica" veio em 1941, com Isaac Asimov, que foi fundo no assunto, criando leis e prevendo conflitos éticos da convivência entre a inteligência natural e a artificial. Essas máquinas feitas à semelhança do ser humano, androides, ainda não existem. Mas, de maneira geral, considera-se que o Unimate, uma máquina criada em 1961 e utilizada na GM para lidar com placas quentes de metal, tenha sido o primeiro robô como os imaginamos hoje.

Bomba atômica
Imaginada em: 1895, no livro The Crack of Doom, de Robert Cromie.
Realizada em: 1945, primeira explosão em teste nos EUA.

Apenas dois anos depois da descoberta do elétron, o autor irlandês imaginou uma bomba capaz de libertar a energia que mantém unidos os átomos de uma molécula e que "levantaria 100 mil toneladas a quase 2 milhas de altura". A ideia de uma arma superpotente é tão clichê quanto um vilão de Austin Powers, mas o método descrito por Cromie era bastante lógico e curiosamente parecido com as bombas que seriam criadas 50 anos depois, que libertam a energia contida dentro dos próprios átomos. No entanto, a busca por uma bomba atômica foi uma evolução natural diante do avanço científico da época, especialmente diante da realidade da 2ª Guerra Mundial. Se o Projeto Manhattan envolveu cientistas responsáveis pela descoberta da física quântica, Cromie falava ainda na "energia etérea" presa nos elementos da Terra.

Satélite
Imaginado em: 1945, no artigo Extra-Terrestrial Relays, de Arthur C. Clarke.
Realizado em: 1963.

Em um artigo publicado pela revista Wireless World, em outubro de 1945, Arthur C. Clarke descreveu um conceito onde 3 estações espaciais realizariam uma órbita geoestacionária (onde um objeto parece parado no céu, em relação à Terra). Assim, seria possível enviar sinais de rádio, telefone ou televisão, por exemplo, de qualquer lugar do mundo para outro. Isso só foi possível 6 anos depois do Sputnik, quando o Symcom 2 foi lançado pela Nasa para ser usado em telefonia de longa distância. Hoje, mais de 300 satélites geoestacionários orbitam a Terra - eles ficam a 36 mil km de altura, enquanto os outros geralmente estão a algumas centenas de quilômetros. O autor de 2001 - Uma Odisseia no Espaço acabou sendo reconhecido: hoje, a órbita geoestacionária é também conhecida por órbita Clarke, bem como a pequena faixa de espaço sobre o Equador onde é possível manter tal órbita é chamada de cinturão Clarke.

Urna eletrônica
Imaginada em: 1975, no livro The Shockwave Rider, de John Brunner.
Realizada em: 1996, Brasil e EUA.

Na realidade imaginada por Brunner, as informações de todos os cidadãos estão em uma rede governamental manipulada pelos poderosos. Eis que um hacker cria um programa que disponibiliza todas as informações secretas do governo para quem quiser acessá-las. O último ato do programa é criar um plebiscito nacional, com votos através dos telefones, em que a população deve decidir se o sistema será mantido - o final a gente não conta. O curioso é que a votação é criada por um hacker, enquanto na vida real eles são justamente os caras mais temidos desde que as máquinas de votação direta surgiram na década de 1990.

Home Theater
Imaginado em: 1953, no livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Realizado em: anos 90.

Em sua obra mais popular, Bradbury imagina os EUA dos anos 90 como uma sociedade hedonista e anti-intelectual, onde os livros estão proibidos e são queimados se descobertos por bombeiros. Nesse mundo, todo trabalhador sonha em comprar sua "televisão de parede", uma sala com projeções 3D e um sistema de som multicanal, onde as pessoas se sentem imersas na transmissão de espetáculos musicais ou competições que testam seu conhecimento sobre cultura popular, e onde os atores de suas séries preferidas são chamados de família. Hoje, essa descrição parece apenas um pequeno exagero - inclusive, alguns diriam, no que trata da qualidade da programação e da relação das pessoas com personagens fictícios. Porém, quando Fahrenheit foi lançado, em 1953, a televisão colorida havia sido lançada nos EUA fazia apenas 3 anos e ainda era extremamente cara. Tecnologias como o laserdisc e sistemas de som multicanal, que iriam tornar possível os home theaters, só surgiram na década de 1980.

iPad
Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas.
Realizado em: 2010, pela Apple.

Os tablets podem ser vistos em vários filmes e séries de ficção científica, geralmente na mão de engenheiros ou cientistas. A antiga aparição dessa engenhoca é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem. Protótipos de tablets existem desde a década de 1990, mas o mundo certamente vai relacionar seu surgimento com o lançamento do iPad, da Apple, em fevereiro deste ano.

Internet
Imaginada em: 1984, no livro Neuromancer, de William Gibson.
Realizada em: anos 90

O "ciberespaço" descrito em Neuromancer lembra mais o mundo do filme Matrix - as pessoas se conectam fisicamente à rede de computadores, numa imersão completa - ser pego hackeando bancos de dados do governo e de empresas pode resultar em dor ou mesmo morte. Mas a visão de uma rede mundial de computadores e bancos de dados conectados entre si, à disposição de qualquer pessoa, era absolutamente inovadora em uma época onde computadores pessoais ainda eram um luxo. Ainda que o livro de Gibson não estivesse na cabeça de Tim-Berners Lee em 1989, quando este propôs a criação do serviço de hipertextos que viria a se tornar a web, a importância da obra na maneira como ela se desenvolveu é unânime. Quando a web começou a surgir, no início da década de 1990, as interações e oportunidades possibilitadas pelo "ciberespaço" de Gibson passaram a ser não só uma incrível previsão mas um objetivo a ser alcançado, servindo como plano de desenvolvimento para a tecnologia.

Colchão D`água
Imaginado em: 1961, no livro Stranger in a Strange Land, de Robert Heinlein.
Realizado em: 1968.

Em 1968, quando o estudante de design Charles Hall tentou patentear um colchão preenchido com água - já havia tentado versões com maisena e gelatina -, enfrentou problemas. Motivo: a tal "cama d’água" já havia sido descrita em um livro de Robert Heinlein, em que um garoto nascido e criado em Marte usa uma "cama hidráulica" para se adaptar à pressão atmosférica e à gravidade terrestres. O inventor teve a patente negada por causa da ficção.

Fonte:  http://super.abril.com.br/tecnologia/10-invencoes-ficcao-cientifica-inventou-552515.shtml

Perguntas do Trabalho de Informática - Brenda Roque

9ºE

BRENDA - 05 - 9E

PERGUNTA: Como as tecnologias influenciam no mundo?
BLOG: tecnologiabllog.blogspot.com


1.    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.

873: James Clerk Maxwell publicou sua teoria sobre as ondas eletromagnéticas.
1874: Nascimento do criador Guglielmo Marconi em Bolonha, Itália.
1983: Roberto Landell, gaúcho, testa a primeira transmissão.
1988: Físico alemão Heinrich Hertz gera eletricamente as ondas eletromagnéticas.
1895: Marconi faz suas primeiras experiências com aparelhos rudimentares.
1922: Implantação no Brasil.
O PRIMEIRO RÁDIO NO JORNAL
Por que é considerado uma inovação?:
O rádio pode ser considerado uma inovação tecnológica para o período de 1900 a 1950, pois revolucionou o modo de se divulgar notícias na época, uma vez que a velocidade alcançada por este jamais fora sonhada pela população daquele tempo.
Inicialmente as notícias eram retiradas dos jornais impressos, lidas e comentadas. Mais tarde passaram a vir de fonte própria e este incorporou um aspecto mais popular com novas “atrações” como programas de humor, novelas e músicas (assim destaca-se Carmem Miranda).
Por ser um veículo de comunicação de massa popular foi muito utilizado no período da Segunda Guerra Mundial, pois eram necessárias informações imediatas sem precisar de grandes detalhes. Esta característica continua mesmo após a guerra.

2.    Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.
Um período onde as tecnologias influenciaram na história (entre os séculos XIX e XX) foram nas guerras onde as tecnologias armamentistas cresceram muito como as do século XIX (os canhões, as espingardas, os rifles, fuzis, granadas, etc..


3.    Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.
 Duas invenções que surgiram primeiro em filmes foram: A Porta Automática: (Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells. Realizada em: 1954.) No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas as portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta.
iPad: (Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas. Realizado em: 2010, pela Apple). A antiga aparição dos tablets é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Perguntas do Trabalho de Informática - Leticia Tupim

9º ano E

Letícia Tupin de Aguiar-16

PERGUNTA: Como as tecnologias influenciam no mundo?

BLOG: tecnologiabllog.blogspot.com

    Criar uma linha do tempo mostrando a evolução da eletrônica de automação e telecomunicação.

Denomina-se Idade dos Metais o período que seguiu à Idade da Pedra, marcado pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metal.

O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil.

Este período do Neolítico começa antes do Quinto milênio a.C. e acabaria em cada lugar com a entrada na História, para boa parte da Europa no Primeiro milênio a.C. É parte da Pré-História na Europa, bem como na maior parte do mundo, exceto na Mesopotâmia, que coincide com o desenvolvimento da escrita e portanto com a História.[2] Quando existem testemunhos escritos indiretos é considerada também Proto-história. De qualquer forma, não existe uma ruptura (exceto arbitrária) no desenvolvimento desta tecnologia metalúrgica entre a Pré-História, a Proto-história e a História.

Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram se desenvolvendo. Algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra e outros grupos. Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas civilizações da história da humanidade.

2.Destaque alguns períodos dentre os séculos XIX e XX onde a tecnologia influencia a história da humanidade. Destaque essas tecnologias.

Na Idade Moderna ocorreram grande transformações no pensamento dos indivíduos que começaram a questionar sua posição na sociedade em que viviam “penso, logo existo”. Renascimento, Iluminismo, Revolução Francesa, Revolução Industrial, enfim, vários movimentos cujas filosofias eram seguidas por outras pessoas ao ponto de transformarem sociedades, quebrando velhos paradigmas. Só foi possível ocorrer essas revoluções ideológicas por conta das pessoas, ao se juntarem, formarem uma “rede social”.

A busca pela evolução da comunicação, pela propagação de informação, pela necessidade de se relacionar com o próximo, como vimos até aqui, levou o indivíduo a sempre buscar inovações tecnologias que tornassem possíveis esses anseios. Tanto que no século XVIII foi inventado o telégrafo, possibilitando o envio de mensagens a distância de forma mais rápida e, logo sem seguida no século XIX a invenção do telefone, coisa assustadora para a época: ouvir a voz de uma pessoa que “vinha por um fio”.

E é na primeira metade do século XX que temos o boom da propagação da informação, com a invenção do rádio e da TV, meios de comunicação que atingiam massas e, como inicialmente era um produto acessível para poucos, ouvir o rádio e assistir a TV se tornou um momento de reunião entre as famílias e os amigos.

Finalmente, para a alegria de todos nós que adoramos estar conectados, nos anos 60 é criada a Internet. Os EUA temendo que suas informações confidenciais fossem interceptadas pelos inimigos soviéticos, criaram uma forma de envio de mensagens que mais tarde seria o e-mail. Quem diria que a rede mundial de computadores, algo tão importante, foi criada por conta da Guerra Fria entre os Estados Unidos e União Soviética.

O Brasil só tem acesso a essa tecnologia em 1988 e era restrita para ligar universidades do Brasil a instituições nos EUA. Até então, a troca de dados e informação era possível através da BBS (coisa que eu me lembro bem). Durante anos somente a comunidade acadêmica tinha acesso a internet, o usuário comercial (a população em geral) não, vindo a se popularizar somente em 1995, quando o governo resolveu liberar a conectividade a provedores de acesso comerciais.

E é aí que houve o boom, pois a partir de 1997 iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira com a popularização da comunicação entre as pessoas do mundo todo. Surgiram os Chats, o ICQ (o pioneiro na comunicação instantânea entre nós – meu ID 36940354), My Space, Messenger, Orkut, Facebook, Twitter, Google +, enfim, ferramentas com nomes e usabilidades muitas vezes distintas, mas o mesmo propósito: oferecer comunicação e interação entre as pessoas.

3.Descubra algumas tecnologias que surgiram primeiro em livros de ficção. Destaque esses livros e seus autores.

Várias invenções são inspiradas em criações antigas, sendo simples atualizações de modelos ultrapassados. Mas outras partiram direto da ficção científica: histórias que falavam de um futuro distante, com dispositivos que foram considerados malucos na época, mas que inspiraram inventores e se tornaram realidade hoje em dia.

E esses são avanços importantes, desde a formação da internet até o celular. O Dvice e o Reflexstock fizeram listas cheias dessas referências. Confira alguns dos itens:

Submarino

O livro “20 Mil Léguas Submarinas”, de Julio Verne, não foi exatamente a causa da invenção do submarino, já que alguns modelos já existiam em 1870, mas eram considerados perigosos e impossíveis de serem utilizados para trafegar.

O que o exemplo ficcional fez foi revolucionar o design do veículo e até instituir algumas tecnologias que são usadas nos atuais, como o uso de energia elétrica. Crente de que Verne havia acertado em suas previsões, um empresário britânico patenteou uma série de melhorias nos submarinos e fabricou seus próprios modelos.

Taser

Arma bastante usada por policiais para imobilizar suspeitos, o taser é a sigla para “Thomas A. Swifts Electric Rifle”. Esse é o nome de um livro lançado em 1910 que mostra as aventuras de um garoto que inventa uma arma que dispara bolas de eletricidade.

A obra é a favorita do pesquisador da NASA Jack Cover, que trouxe a arma ficcional para a realidade, apesar de ter modificado um pouco seu funcionamento. O taser nasceu em 1974.

Foguetes

Pai da ciência moderna de foguetes, Robert H. Goddard foi inspirado por “Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, um dos grandes clássicos da ficção científica. A obra teria ampliado sua imaginação em se tratando de viagens interplanetárias.

A criação de dispositivos que voavam usando combustíveis líquidos foi considerada ridícula quando o primeiro modelo foi lançado com sucesso pelo pesquisador, em 1926 – hoje um dos mais importantes da ciência.

Robôs

É praticamente impossível citar a quantidade de obras antigas que inspiraram a criação dos androides que acompanhamos em notícias atuais, mas alguns autores merecem destaque pela visão de futuro. A peça de teatro “R.U.R.” (Rossum’s Universal Robots), de 1921, mostra um cientista que deseja criar humanoides obedientes destinados a tarefas físicas.

Já o filme “Metropolis”, de 1927, mostra de forma ainda mais visual como seria um robô controlado por um programador. Isaac Asimov, que tem toda uma obra destinada à robótica, também inspirou alguns avanços na área.